Este resumo foi apenas um suporte para entregar à minha professora no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, sendo que a totalidade do meu trabalho encontra-se em formato powerpoint, com o suplemento de uma folha auxiliar que não se encontra suficientemente explicita para mostrar aqui.
«Ao Gás» é o terceiro momento do poema «O Sentimento dum
Ocidental», de Cesário Verde. O primeiro momento é «Ave-Maria», o segundo «Noite Fechada» e o
quarto «Horas Mortas».
Análise Temática do poema -
Temática
principal:
Binómio Cidade/Campo. Este excerto constitui uma espécie
de síntese de alguns dos temas fundamentais da poesia de Cesário Verde, como
sendo a questão da humilhação (sentimental, estética, social), a preocupação
com as injustiças sociais e o sentimento anti burguês. Para além da variedade
de figuras femininas presentes, as outras "personagens" ora são um
meio de o poeta expressar a sua solidariedade pelos excluídos, ora um meio de
concretizar a pintura da cidade, que aqui aparece como símbolo de dor,
sofrimento, solidão, até de algo que lhe vence (“Mas tudo cansa!”). Por
oposição, surge, implicitamente, uma ténue alusão ao campo, modelo de saúde,
vida, força - "Um cheiro salutar e honesto a pão no forno".
• O
sujeito poético evidencia a hipocrisia de certos comportamentos sociais e
religiosos para mostrar que a burguesia é tão miserável como as “impuras” que
se arrastam pelas ruas da cidade. A comparação torna-se mais evidente quando o
narrador realça o trabalho honesto daqueles que vivem a vida a trabalhar mas
que a cidade aprisiona.
Espaço:
Este poema desenvolve-se com o deambular do sujeito
poético nas ruas da cidade.
“Passeios de lajedo", “Moles hospitais”, "as
embocaduras" que libertam um “sopro que arrepia os ombros quase nus”,
sugerindo um ambiente negro e de frio que afecta os pobres mal vestidos e doentes
(1º estrofe); “Cercam-me as lojas tépidas" (2ºestrofe); “O chão minado
pelos canos” (3ºestrofe); Referência a uma fábrica de cutelaria a funcionar e
uma padaria (4ºestrofe); “Casas de confecções e modas” (5ºestrofe); Loja de
luxo, com balcões de mogno, onde se vendem xales com debuxo (7ºestrofe); Lojas
da moda, onde clientes e caixeiros interagem no acto comercial, desdobrando
tecidos estrangeiros (9ºestrofe); As esquinas, onde pede esmola o velho
professor de latim (11ºestrofe).
Tempo: Num
determinado período do dia, a noite - "A noite pesa, esmaga”.
Personagens:
- As burguesinhas do catolicismo (seres desprezíveis,
insignificantes, que se deslizam pelo chão dos canos). O sujeito poético
compara as freiras de antigamente com as burguesinhas do catolicismo. A mulher
como sinédoque social.
- Pessoa lúbrica, comparada a uma cobra, espartilhada,
magnética a atrair o luxo.
- A velha, de bandós, de vestido com traine (acrescento
farto e longo, a arrastar pelo chão), e os mecklemburgueses.
- O homenzinho idoso que exclama "Dó da
miséria!...Compaixão de mim!...", e nas esquinas pede esmola, é o velho
professor de latim do Poeta.
- As impuras que se arrastam nos passeios de lajedo. Os
pobres andrajosos e doentes, que são afectados pelo sopro saído das
embocaduras.
- Personagens imaginadas: santos em capelas, com círios,
andores, ramos, velas. Fiéis frequentadores da catedral de comprimento imenso.
- Um forjador de avental e os padeiros no fabrico do pão.
- As modistas das casas de confecções e modas. O
ratoneiro imberbe (uma criança delinquente) que olha pelas vitrinas das casas
de confecções e modas.
- Um cauteleiro regouga, solitário.
O Sujeito Poético:
Ao longo deste poema, o sujeito poético aborda a cidade num tom de
desencanto, de melancolia, numa perspectiva de humilhação e frustração, como se
sentisse derrotado pela vida artificial e desumana que é a cidade. Todo o poema
se estrutura em torno dessa realidade (a cidade), que acaba por ser negativa,
porque o tom do sujeito poético é de clara mágoa.
Na 1ºestrofe, o sujeito poético sente desconforto com o
ambiente de riso e jogo. É abatido pelo sentimento de peso e esmagamento
provocado pela noite. Sensibiliza-se com o sofrimento no interior dos hospitais
e com os pobres mal vestidos e doentes, expostos às correntes de ar.
Na 2ºestrofe, o sujeito poético sente-se cerrado. Este
revela consciência de que as lojas tépidas que o cercam se assemelham a uma
catedral de comprimento imenso, ou seja, uma das origens do cerco que o afecta
vem do lado religioso, outra vem do lado do desequilíbrio social.
Na 3ºestrofe, o sujeito poético sensibiliza-se com a
sorte das burguesinhas do catolicismo, comparando a sua dependência aos deveres
do seu tempo (submissão à casa, devotas e beatas, educadas para o piano e as
boas maneiras, sem vontade própria…) com a das freiras do antigamente (sujeitas
aos jejuns e às crises de histerismo).
Na 4ºestrofe, mostra apreciar as coisas autênticas e
salutares da vida (o trabalho do forjador, o fabrico do pão).
Na 5ºestrofe, revela a sua intenção de intervir na
sociedade: fantasia escrever um livro que exacerbe, que cause impacto. Mostra
pouca simpatia pelas casas de confecções e modas, devido ao que elas
representam no antro de contradições que é a cidade.
Na 6º estrofe, o sujeito poético demostra a sua insatisfação
perante as ruas da cidade, que não pode descrever com versos salubres nem
magistrais, pois estas ruas são melancólicas e associadas ao terror.
Na 7ºestrofe,
revela rispidez perante os que, apoiados pela sorte, são atraídos pelo luxo e
pela futilidade.
Na 8ºestrofe, contrapõe a ostentação e o luxo à desgraça
e à miséria (através da velha de bandós e dos mecklemburgueses que a
acompanham).
Na 9ºestrofe, mostra não concordar com o comportamento
dos clientes das lojas da moda.
Na 10ºestrofe, “Mas tudo cansa!”, o sujeito poético diz
sentir-se cansado de toda aquela loucura que é a cidade e dá atenção aos mais
fracos, neste caso ao cauteleiro, que regouga, rouco, solitário.
Na última estrofe, o sujeito poético mostra compaixão pelos
desfavorecidos, no caso concreto do seu velho professor de latim, e repulsa
pelo desprezo a que, simbolicamente, foram deitados os valores culturais do
país.
Análise Formal
Esquema Rimático:
ABBA/CDDC/EFFE/GHHG/IJJI/KLLK/MNNM/OPPO/QRRQ/STTS/UVVU
Tipos de Rima: Interpoladas
Métrica: Hendecassilábico (Irregular)
Contém 11 Quadras
Figuras de Estilo
Apóstrofe “Ó moles hospitais! Sai das embocaduras”, v. 3
Enumeração “Com santos e fiéis, andores, ramos, velas”,
v.7
Ironia “Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses.”,
V.32
Sinestesia “Um cheiro salutar e honesto a pão no forno”,
v.16, “moles hospitais”, v.3 e “lojas tépidas” v. 5
Tripla adjectivação “Com versos magistrais, salubres e
sinceros”, v. 22;
Metáfora “Que grande cobra, a lúbrica pessoa”, v. 25
Dupla adjectivação “E nas esquinas, calvo, eterno, sem
repouso”, v. 42,
Estrangeirismo “Pelas vitrines olha um ratoneiro
imberbe”, v. 20;
***
Ana Silvestre
obrigado... esta analise ajudou muito.
ResponderEliminarDe nada! Para além desta, tenho aqui muitas mais que lhe poderam ser úteis. Visite-me mais vezes! Beijinho.
ResponderEliminarÓtimo trabalho!! Obrigada pela ajuda!
ResponderEliminarobrigado chavalita <3
ResponderEliminarAdoro esse pircing faz um na cona tambem #XD
ResponderEliminarrespnde puta!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
Eliminarfala baixo dick head
EliminarElha bom conteúdo mesmo agressivo
ResponderEliminarta caladinho ou levas no focinho
EliminarVai po caralho puta... mau conteúdo! Faltam muitas coisas! ������
ResponderEliminar#true my boy 👊
EliminarVai po caralho artur quaresma
Eliminarfala bem com ela seu filho da puta
Eliminare voltas a mal tratar o artur tas fudido comigo
EliminarPara imbecil estás a ir bem
Eliminarcalem se caralho
ResponderEliminarobrigado, safaste-me duma que nem imaginas ahahha, depois mando a nota do trabalho <3
ResponderEliminarjá agr tiraste quanto??
Eliminarobrigada, foi super util
ResponderEliminarprops aí
Boi de merda
ResponderEliminarMuito bom conteúdo! Amei, foi muito útil para o meu trabalho! Continua com o excelente trabalho!
ResponderEliminarTem certeza sobre os hendecassílabos? Me parece que são onze estrofes de um decassílabo seguido de três dodecassílabos alexandrinos.
ResponderEliminarmuito obrigado
ResponderEliminarobrigada!!
ResponderEliminarVendo carros usados qualquer dúvida é só contactar este número: 925 097 669
ResponderEliminar