fevereiro 23, 2013

Lírica Camoniana




ASPECTOS DO PETRARQUISMO NA LÍRICA CAMONIANA


Em Petrarca, encontra o poeta a temática que serve de evasão à sua sensibilidade, conseguindo, por vezes, ultrapassar o modelo.

A crença na Eternidade, a atitude tímida do poeta perante a mulher divinizada, são aspectos petrarquistas, presentes no soneto Alma minha gentil, que te partiste

Em Petrarca, assenta, também, o mundo de contradições em que mergulha a alma de Camões e que ele traduz, de uma forma singular, no soneto onde define o amor, cujos efeitos, porque ele próprio os experimentou, tão bem soube enunciar: Amor é um fogo que arde sem se ver”

A beleza feminina encontra em Camões cambiantes variados. Mas o modelo de beleza que lhe transmitiu Petrarca, quer de natureza física, quer espiritual, ocupa um lugar de relevo na sua lírica feminil:Ondados fios de ouro reluzente”, “Um mover de olhos brando e piadoso
É um modelo difícil de desenhar, de definir, a mulher que inspirou este último soneto. Por isso, utiliza o indefinido, sem chegar a um esboço que não seja senão o da riqueza de reflexos espirituais, interiores.

No soneto Transforma-se o amador na cousa amada evidencia-se o neo-platonismo, embora o poeta não se limite a ficar pela ânsia espiritual. O desejo córporeo concretiza-se no fecho do soneto.

Camões é ainda petrarquista pela forma como trata a natureza e como dela se aproveita, ora servindo de cenário às suas meditações, ora como reflexo do que lhe vai na alma. A natureza aparece também, embora com outra intenção, ao tratar o tema da mudança.

***Adaptado de Literatura Prática, de Lilaz Carriço

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